terça-feira, janeiro 17, 2012

O CALIMERO DA TOSCÂNIA

Muito se tem criticado este homem, o comandante do mais famoso navio de passageiros de luxo da atualidade, tudo porque acham que este procedeu mal. Imaginem só que até se encontra detido e arrisca-se a enfrentar uma acusação de homicídio involuntário.
E TUDO ISTO POR TOMAR A ATITUDE CERTA!!! Mas que injustiça!
Sim, o comandante foi o primeiro a sair do barco numa clara demonstração de coragem digna de um verdadeiro líder de homens em batalha: na guerra o comandante deve ser o primeiro a liderar as tropas e a arriscar-se dando o exemplo. E foi isto que o comandante fez: arriscou a sua vida ao ser o primeiro a desbravar o caminho de salvamento. Ele não estava a fugir e a tentar salvar a pele estava sim a dizer: "Sigam-me, é por aqui!".

Essa convenção marítima que o comandante deve ser o último a deixar o barco é ridícula: ele deve ser é o primeiro... o primeiro a saltar para a água para ver se esta não está gelada a ponto de se morrer de hipotermia; o primeiro a entrar no bote salva-vidas mostrando a sua robustez, deve estar pronto a ser o primeiro a mostrar a todos se a opção de salvamento é viável ou não.
E foi simplesmente isso que o comandante fez corajosamente.
Se outros seguissem o seu exemplo muitas vidas seriam poupadas, se não, veja-se o que fez o comandante do Titanic: fechou-se na ponte de comando e morreu afogado... e todos nós sabemos no que é que aquilo deu!

2 comentários:

Anónimo disse...

é triste este caso pois perderam-se muitas vidas mas capitão que navega há cerca de 30 anos não deve ser nenhum leigo na materia, não se esqueçam qua toda a superficie terrestre tem tido muitos ajustes e segundo a tota maritima que este capitão tinha não existia lá essa rocha. é facil apontar principalmente quando há perdas de vidas humanas mas e este senhor, como estará? errou? e os nossos governantes que todos os dias deixam bocas com fome e morrem milhares com fome e frio e eles estão no bem bom, estes naõ são acusados nem presos. não estes levam boas reformas para casa porque os dentinhos deles são de ouro. estes não são acusados de nada porque é só compadrios por isso ao levantarem a mão para acusar um comandante experiente lembrem-se dos nossos politicos que voces tanto adoram pois poem-nos lá sempre que há eleições e depois fazem manifestações, é mesmo para rir

Auadroy disse...

bem, aos políticos deste país eu não confiava nem a condução de um patinho de borracha no banho.
Mas eles são intocáveis pois fazem e aprovam as leis... para eles mesmos.
é assim e à boa maneira portuguesa, conformamo-nos