quinta-feira, maio 22, 2014

NOSTALGIAS

O prometido é devido e eis-me aqui a cumprir uma promessa depois de 4 anos de peregrinação: para todos aqueles, que são muitos eu sei, que seguem avidamente este espaço de penetrações filosóficas, sabem que estamos à beira de mais um campeonato do mundo e que, no final do último certame do género, eu decidi fazer uma previsão da seleção que iria para o Brasil 2014 caso o apuramento fosse concretizado.
Bem... ele foi mais uma vez conseguido na negra e estamos no Mundial. Agora cumprir a promessa e comparar a minha previsão feita há 4 anos atrás com a lista de selecionados para o Brasil.
Mas antes, vamos confirmar a entrada de há 4 anos...

 
Cá está ela!!!
 
Comecemos com a baliza...
 
Previsão:

EDUARDO
ELTON FUTEBOL CLUBE DO PORTO (NATURALIZADO)
BETO
 
Convocados:
 
Beto, Eduardo, Rui Patrício

Conclusão:

Em 3 acertei 2 por isso vou dar 90% de sucesso. Realmente não descortinei na altura que Rui Patrício iria deixar de frangar e tornar-se já na época a seguir um grande guarda-redes. Foi daqueles jogadores em que a margem de progressão existia e entrou em ação. Helton não só se naturalizou como torceu o pé no final desta época pelo que não havia mesmo hipótese. A previsão dele baseava-se na naturalização de Liedson que acabou por ser apenas um surto epidémico esporádico.


Defesa...

Previsão:

BRUNO ALVES
ROLANDO
FÁBIO COENTRÃO
JOÃO PEREIRA
PEPE
FÁBIO FARIA
 
Convocados:
 
André Almeida, Bruno Alves, Fábio Coentrão, João Pereira, Neto, Pepe, Ricardo Costa

Conclusão:

Em 6 acertei 4 se bem que acresceu aqui um defesa polivalente pelo que vou dar 70% de sucesso. Para mal dos meus e nossos pecados o Bruno Alves temos que admitir que tem que ser. Coentrão, Pereira e Pepe certos. Infelizmente Fábio Faria teve problemas cardíacos e abandonou o futebol mas quem infelizmente não o fez e continua a ser aposta de Paulo Bento é Ricardo Costa. O "arrastão de Valência" está pronto para outra. Ninguém aprende mesmo com a História: então não se lembram o que aconteceu a Ricardo Costa no último jogo da seleção no Mundial de 2010!!!Não... nada!
Foi expulso contra a Espanha! As probabilidades de tal acontecer de novo são de 99%. Cá para mim ele vai entrar logo contra a Alemanha no 1º jogo pois é um adversário mais musculado e Bento quererá um varredor para limpar a zona e Pepe encontra-se meio lesionado. Neto foi uma revelação mas não me parece uma confirmação e só aparece mesmo porque houve zanga entre o selecionador e Ricardo Carvalho e Rolando saiu do país e não jogou muito no estrangeiro. André Almeida é um maçarico com alguns laivos interessantes; é cumpridor taticamente e desempenha várias posições pelo que poderá ser uma boa surpresa.
 
 
Meio campo:
 
Previsão:
 
TIAGO
RAUL MEIRELES
MIGUEL VELOSO
RUBEN AMORIM
JOÃO MOUTINHO
RUBEN MICAEL
HÉLDER BARBOSA
 
 
Convocados:
 
João Moutinho, Miguel Veloso, Raul Meireles, Rúben Amorim, William Carvalho, Rafa
Conclusão:
 
Em 7 possíveis acertei 4 pelo que dou 60% de sucesso. Podia ter sido mais se Tiago, mesmo renunciando antes à seleção, tivesse reconsiderado como esteve perto de acontecer. E que falta fará. Depois parece que ninguém gosta de Ruben Micael pelos comentários dos ditos especialistas que abundam nos múltiplos programas de análise desportiva,  mas eu acho que Portugal não tem nenhum jogador a meio campo com aquelas características. Ele precisava de ser mais motivado pois tem potencial para ser um médio ofensivo que cria desequilíbrios, que faz passes decisivos e com bom potencial de remate para entrar pelo meio das defesas. Mas enfim! Reconhecia igual potencial em Hélder Barbosa mas numa ala mas ao menos acertei que iria ser alguém do Braga pois foi convocado Rafa. É na linha dos dois anteriormente citados mas o pouco entrosamento com o resto equipa devido ao facto de ter apenas 1 internacionalização limita ser opção inicial e isto põe em cheque a sua convocatória: é bom jogador e deveria jogar mas se não o fez com mais regularidade na fase de apuramento e não conhece a dinâmica da equipa então a probabilidade de jogar é diminuta. Então para quê convocá-lo se não vai jogar de início tendo potencial??? William Carvalho foi a surpresa que surgiu apenas este último ano no Sporting e que também pouco jogou na seleção mas tem de certeza lugar e é o futuro. Este é o exemplo dos casos que poderiam despontar no nosso futebol e bem que precisamos deles. 
 
 
Avançados:
 
Previsão:
 
DANNY
RONALDO
HUGO ALMEIDA
NANI
SALEIRO
YANNICK DJALÓ
RICARDO QUARESMA
 
Convocados:
 
Cristiano Ronaldo, Éder, Hélder Postiga, Hugo Almeida, Nani, Silvestre Varela e Vieirinha


Conclusão:
Aqui foi o faianço total! Em 7 possíveis acertei apenas em 3 pelo que arredondando a olho tive uma taxa de sucesso de 30%. E porquê? Danny e Quaresma eram tidos como grandes potenciais inclusões, mas houve uma questão mal esclarecida no meu ponto de vista entre o selecionador e Danny e este nem apareceu na pré-convocatória. Quaresma sim apareceu mas não concretizou e foi o caso mais polémico. Devia de ir sim senhor pela sua forma actual e capacidade indiscutível. Tem mau feitio? Tem sim senhor mas é para isso que existem treinadores: para orientar. Saleiro e Djaló foram dois flops completos, reconheço e creio que estamos melhor servido com Vieirinha mas já não digo o mesmo relativamente a Éder do Braga que é o "Hugo Almeida Subsariano"e Silvestre Varela que acabou a época muito em baixo apesar do seu histórico segundo pontapé no Euro 2012. Pensava sinceramente que Postiga já não estivesse à altura mas ele ainda vai estrebuchando e na verdade parece que é o único ponta de lança fixo de jeito que temos. Quanto a Hugo Almeida não tenho nada a acrescentar senão que vamos ter que o amarrar sempre ate o fim.
 
No fim de contas em 23 possíveis acertei 13 o que perfaz uma taxa de sucesso de 56%. Não está mal para 4 anos de distância. Quanto a esta seleção e como já outros disseram, é um grupo desequilibrado e se as coisas correrem bem será mais pelo desempenho individual que decidiu o jogo que pelo coletivo. 
Vejamos isso de seguida de uma forma séria...
 
 
 


Sem comentários: