segunda-feira, maio 09, 2011

MANDAMENTOS DA 7ª ARTE

Há uns tempos atrás numa cerimónia qualquer cinematográfica (acho que eram os MTV Movie Awards) fizeram uma paródia em como os tipos porreiros, cool gais em americano, nunca olhavam para trás enquanto se retiravam de uma explosão que, de repente, surgia em segundo plano. Gajos com pinta que seriam os heróis claro e que saíam em estilo e punham aquela pose desafiante, despreocupada e... porreira, antes, durante a um bocadinho após a explosão da qual por vezes se encontravam terrivelmente perto mas, miraculosamente, escapando sempre de qualquer estilhaço.
Regra geral, essa explosão acabava com o sebo do vilão ou vilões da fita.
E é destas regras ou lugares comuns que aqui damos mais um exemplo.
Vejamos as imagens:



O que há em comum entre estes desgraçados?
Simples: eram os capangas dos maus da fita que por um qualquer azar não conseguiram cumprir as ordens do chefe e lixaram-se.
Regra cinematográfica: todas as personagens que desempenham o braço direito do mau da fita, o líder dos capangas e que não consegue cumprir as ordens do vilão é morto friamente pelo mesmo vilão. É das poucas vezes em que este suja as mãos e consegue resolver um problema: o da incompetência do seus funcionários. Não há cá despedimentos por justa causa mas sim morte imediata. Aliás, qualquer actor que desempenhe o papel de testa de ferro do mau da fita ou simples moço de recados principal deste pode ter a certeza que não chega ao fim da história. É que cumprir objectivos traçados por um génio do mal psicopata não é fácil e é de esperar que ao longo do caminho não se consiga fazer tudo como este quer, pois eles são muito narcisistas e basta um simples deslize e já está:  bum! Dá que pensar: se os vilões tivessem a mesma atitude firme no momento de despachar o herói, em vez de andarem com monólogos melodramáticos, ganhavam muitas mais vezes, que o diga o 007; mas não, em vez de pegar numa arma e disparar pura e simplesmente, preferem matá-los com uma engenhoca diabólica ou por um processo sádico.
Fiquem atentos e vejam se não é assim!
Para estes foi, e de que maneira! Era impossível escapar: o primeiro era o faz tudo do Diabo na Terra até que uma pequena coisita correu mal... e se com um outro qualquer mau da fita isso é morte certa com o Diabo é o Inferno mesmo. O desgraçado ficou logo sem a cabeça que foi esmifrada pelo mafarrico. Nem sei o porquê de o ter morto pois duvido muito que a trabalhar para o Belzebu o desgraçado conseguisse ir para o Céu. Deus perdoa sempre, mas deve de haver excepções e trabalhar para o "mafa" deve ser uma delas. Assim sendo porquê matá-lo se tinha de o aturar depois no Inferno? A única salvação é o purgatório...

O segundo talvez ainda estava numa situação pior. O que poderá ser pior que trabalhar para o Diabo? Simples, trabalhar para o Darth Vader. Pobre capitão, foi-lhe apresentar um pedido de desculpas... imagine-se. Era um desejo de morte certa e mais uma vez este capanga foi sufocado pelo lado negro da força que lhe esmagou a traqueia. Darth é pior que o Diabo pois ele despacha não um mas vários subalternos ao longo da saga. Num dos filmes é de reparar na cara petrificada de um capanga que Vader nomeia para ocupar o lugar do antigo que por acaso acabara de morrer mesmo ao lado  Genial!

Sem comentários: